Home

motivo_25_/ PELOS DIREITOS HUMANOS_/

Estou com Freixo porque ele tirou o debate sobre os Direitos Humanos de dentro do armário. Com coragem e língua afiada, levantou nossas bandeiras muito alto.
Meu nome é Givanildo, Giva, Pernambuco radicado em São Paulo. Há mais de 20 anos milito em defesa dos Direitos Humanos. Muita gente pensa que o movimento se restringe à luta dos familiares de vítimas da ditadura, mas direitos humanos são muito mais que isso. Desde 2008, organizamos em São Paulo o Tribunal Popular, que reúne aqueles que resistem aos atropelos da repressão da Justiça no cotidiano de nossas cidades e locais de trabalho: moradores de rua, sem-terra, populações ribeirinhas, quilombolas, lutadores pela moradia.
Começamos a ouvir falar do Freixo há cerca de dez anos. Conhecemos a participação dele na luta contra o sistema prisional, sua defesa dos direitos dos presidiários, suas denúncias dos assassinatos e barbaridades cometidas nas comunidades pobres do Rio. Finalmente o conheci em 2006, quando fui candidato a deputado estadual pelo PSOL. Tinha gente que dizia que tínhamos candidaturas irmãs. Portando, eu fecho com Freixo há muito tempo!
Não fui eleito, mas fiquei feliz de saber que o Marcelo continuou na briga, que transformou seu mandato em mais um instrumento do nosso movimento. Eu estou com Freixo porque ele tirou o debate sobre os Direitos Humanos de dentro do armário e, com coragem, língua afiada e discurso anticapitalista, além de uma capacidade incrível de chamar à reflexão sobre nosso tempo, espalhou e levantou nossas bandeiras, muito, muito alto!
GIVANILDO SILVA, O GIVA, É MILITANTE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.