Home

motivo_18_/ PORQUE NEM TODOS SÃO PICARETAS_/

Se nós não enfrentarmos o sentimento de que “nenhum presta”, nossa sorte continuará entregue às “verdades” criadas pelas empresas de comunicação e grandes corporações.
Anos e anos sendo bombardeados por notícias de corrupção e todo tipo de podreira política criou numa grande parcela da população brasileira uma mistura de cansaço e de asco ao mundo político. Estamos vivendo um longo processo de distanciamento e aversão à Política. É evidente que notícias de ladroagem têm que ser divulgadas, mas a forma massante como ocorre esse processo acaba por beneficiar a própria bandidagem de colarinho branco, porque esse bombardeio criou em nós um sentimento de revelia que pode ser sintetizado em frases como “é tudo safado”, ou “nenhum presta”.
Um bando deles é picareta, disso temos certeza. Mas naturalizar este tipo de pensamento é jogar no mesmo saco o joio e o trigo, e embarcar cegamente no processo midiático de distanciamento da vida política. Este processo não é natural. Trata-se de um projeto político-midiático, que precisa ser combatido, assim como precisam ser combatidos os políticos corruptos e os corruptores da política. Se não fizermos esse enfrentamento a nossa sorte continuará entregue às “verdades” criadas pelas empresas de comunicação, aos desejos das grandes corporações e às autoridades jurídicas e policiais que fazem das instituições públicas os braços auxiliares de seus interesses privados.
Marcelo Freixo desperta o interesse pela Política no seu sentido mais amplo, torna possível acreditarmos que as coisas podem sim ser diferentes e nos dá forças para nos aproximarmos do mundo político. Eu percebi isso até aqui no Recife, quando ouvi um amigo me falar, numa conversa de bar: “Queria eu morar no Rio de Janeiro pra poder votar e fazer campanha de graça pro Freixo”. Nesse momento eu respondi ao amigo: “Pois o meu desejo é que surjam muitos Marcelos Freixos, e que eles se espalhem por esse Brasil afora”. É por tudo isso que eu fecho com Freixo.
ANDRÉ RABONI É DIGITAL PLANNER, GESTOR DE REDES SOCIAIS E BLOGUEIRO.