Home

motivo_16_/ PELA RETOMADA DO PAPEL MAIS IMPORTANTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA_/

A cidade é um organismo vivo, composto por pessoas que dividem o mesmo espaço. As soluções devem ser pensadas em conjunto. Não impostas a partir de uma visão do que interessa aos mercados.
Vou votar no Freixo porque ainda tenho a esperança de que a política possa ser exercida de uma outra maneira. Votei em Lula com o mesmo intuito, e apesar das conquistas e melhorias dos últimos 10 anos, foi decepcionante ver a repetição por parte do PT de uma prática política antiga em prol de grupos político-financeiros.
O Rio de Janeiro está no foco e na boca do mundo nos próximos anos, e o momento é mais que oportuno e estratégico para começar uma mudança de paradigma.
Cultura, educação, saúde, lazer, entretenimento, obras de infraestrutura, tudo isso deve e pode ser pensado como uma coisa só. A cidade é uma organismo vivo, composto por pessoas que dividem o mesmo espaço geográfico. Portanto as soluções devem ser pensadas em conjunto e não impostas a partir de uma visão neo-liberal do que interessa aos mercados.
E não estou falando de excluir os mercados, os investimentos e as empresas. Estou falando de finalmente o exercício do poder público retomar o seu papel mais importante: o de monitorar e equilibrar os interesses públicos e privados, equilibrar uma balança que nas últimas administrações cariocas esteve muito descompensada em prol dos interesses privados.
Há um documentário canadense muito interessante chamado The Corporation, onde se conta de forma bem didática e cronológica, como aos poucos as empresas foram se infiltrando nos governos e determinando as suas políticas públicas. O desfecho disso foi a explosão da bolha econômica americana. Não quero esse mesmo fim para a cidade em que vivo.
LUCAS SANTTANA É CANTOR, COMPOSITOR, PRODUTOR, CURADOR, PALESTRANTE.