Home

motivo_06_/ PELA VOCAÇÃO COSMOPOLITA E ECUMÊNICA DO RIO_/

Eu voto por meu Rio, que preza pela reconciliação, pelo perdão, pela misericórdia, pela compaixão, pela solidariedade, pelo amor e pela caridade.
Eu sou carioca, filho de italianos católicos apostólicos romanos, que já foram ao kardecismo, à igreja evangélica, à umbanda e me apoiaram quando fiz o santo no candomblé.
Eu sou o Rio.
E quero o meu Rio, que navega pelas águas de Iemanjá e recebe as bênçãos do “Cristo que pousou no Corcovado”, como disse Moyséis Marques.  Um Rio que respeita sua vocação cosmopolita e ecumênica.  Que bata tambores e cante louvores à liberdade.
E quero o meu Rio, que dança ciranda na beira da praia.  Um Rio que dá as mãos para agradecer, não importa a que boa energia.  Um Rio que celebra as pessoas felizes, com espírito carioca, dispostas a compartilhar o amor, o amor que brota naturalmente da nossa cidade.
E crio o meu Rio, que exala espiritualidade, que transcende a religiosidade.  Porque espiritualidade une as pessoas; religião, nem sempre.  A religião, ao se distanciar da espiritualidade, afasta os homens. Porque pensa em conversão, vivendo o etnocentrismo sob uma das formas mais cruéis.
E rezo meu Rio, que vive e convive.  Que é judeu, vibra com Buda, Krishna e Oxum.  Que é de São Sebastião, de Jesus e do Corão.  Que dança com Shiva e com Lia de Itamaracá.  Que umbiga com tia Maria do Jongo e dança Tambor de Crioula no Largo de Nossa Senhora das Neves, em Santa Teresa.
E zelo pelo meu Rio, que transborda, inunda a alma, a aura, abre os chacras e bate defumador.
E voto por meu Rio, que preza pela reconciliação, pelo perdão, pela misericórdia, pela compaixão, pela solidariedade, pelo amor e pela caridade, como disse o sábio pastor Ed René Kivitz, que promovem a justiça e a paz.
E fecho com meu Rio,  voto em Marcelo Freixo!!!
LÚCIO SANFILIPPO É CANTOR, COMPOSITOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.