Home

50 motivos para participar do desafio

#DEMOCRACIANODEBATE

Pense numa manobra suja, das que Eduardo Cunha gosta. OK, são tantas que a gente perde a conta! Vamos focar numa só, então.

Primeiro, inventa-se uma regra, pela qual partidos com menos de 10 deputados federais eleitos ficam banidos do debate eleitoral. Em seguida, impede-se Marcelo Freixo – pré-candidato do PSOL apontado nas pesquisas como um dos favoritos à prefeitura do Rio – de participar dos debates.

É isso mesmo: pela regra aprovada na antiga “Casa de Cunha”, Marcelo Freixo será oficialmente barrado dos debates de TV desse ano!

É duro. Em 2012, com muita ajuda da militância, Freixo foi o segundo colocado nas eleições cariocas, com quase 30% dos votos. Um resultado impressionante, dado o minúsculo espaço reservado ao PSOL no horário eleitoral gratuito!

Seus adversários ouviram o recado. Moveram seus pauzinhos e deram seu jeito para agora limitar ainda mais sua exposição. Um golpe baixo, e mais sério do que parece.

Os debates cara-a-cara entre candidatos a prefeito são uma oportunidade única que o eleitor tem para entender melhor o que diferencia uma candidatura da outra.

Propostas são discutidas de forma nua e crua, de igual para igual, para além das campanhas publicitárias e dos gastos multimilionários.

Freixo traz um questionamento incômodo para os políticos bancados por grandes grupos econômicos.

Freixo também dá voz a minorias: mulheres, negros, jovens, gays, moradores de favela… Vamos deixar que elas sejam excluídas da discussão sobre as políticas que mais afetam sua vida cotidiana?

A realidade é que a presença de Freixo nos debates da TV levanta questões importantes para todos nós que vivemos no Rio, votemos nele ou não! Queremos saber quais são nossas opções. É nosso direito!

É preciso fazer barulho. Nós, eleitores e público, temos que mostrar a políticos e canais de TV que não somos bobos, e que debate sem a presença de TODOS os candidatos importantes não é debate democrático.

Que tal cada um de nós gravar um vídeo dizendo isso? Taí uma ideia!

Se você é contra o cerceamento de seu direito de ouvir todos os candidatos fortes nessas eleições, poste um vídeo com a hashtag #querofreixonodebate

 

A Equipe 50 Motivos lança esse desafio. Republicaremos os vídeos aqui no blog e ajudaremos a espalhar pelas redes sociais.

Bora viralizar! Isso é muito importante! Não nos calarão!

Kika Serra, Renata Lins, Beatriz Meirelles

(Equipe “50 motivos”)